sexta-feira, 19 de novembro de 2010

A EXPERIÊNCIA DE UMA ESCOLA DE PROJETOS EM PROJETO



Tudo começou quando professores vieram me procurar para uma discussão sobre uma escola de projetos. Eu era coordenador pedagógico e fui buscar no teatro – educação o projeto: Leitura e Escrita: Arte e Criatividade na Escola. Pois de teatro eu entendia, com uma experiência de mais de trinta anos em grupos populares de teatro, como diretor, autor e ator. Também posso dizer que entendo de educação, depois de mais de vinte anos trabalhando e pesquisando, como professor, coordenador pedagógico e diretor. Daí a aliança: teatro – educação e o resultado da conversa com os professores, que resultou no projeto que está publicado neste blog com o artigo sobre a experiência vivida na E.E. Prof. Jamil Pedro Sawaya – Leste 4. Leitura e Escrita: Arte e Criatividade na Escola.
Depois desse projeto, vieram outros e mais outros, transformando a escola numa escola de projetos em projeto e mais pesquisas para decifrar a crise de leitura e escrita dos nossos jovens nas escolas da era da tecnologia. Mais que isso, fundamos um grupo, que leva o nome desse blog: Enter & Ação, de autoformação e fomos para a universidade debater, estudar, pesquisar e promover cursos, oficinas, sobre práticas pedagógicas, visando uma reinvenção da escola, através de projetos em projeto. Passamos por escolas, universidades e congressos levando nossa prática, que agora vai ser registrada nesse canal de comunicação que vem revolucionando o mundo da informação: blog!
No dia a dia vamos deixando aqui várias experiências e esperando outras, também debatendo a educação e como muitos, procurando saída para a crise em que estamos, seja de formação de professor ao ensino e desta a aprendizagem. Onde não adianta buscar culpados, pois quando estabelece uma crise tão profunda como essa que estamos assistindo na educação brasileira, tudo precisa ser visto, inclusive as políticas públicas. Essas sim precisam ser repensadas, porque é delas que a sociedade espera solução. Sabemos que para isso acontecer é preciso vontade política, não bastam boas intenções e mais projetos, que sempre finda com o próximo governante. Carecemos de continuidade, seja com quem for, a educação leva-se tempo e paciência e mais do que nunca persistência, sem a qual não se chega a lugar nenhum.
Temos avançado, mas não o suficiente para que possamos comemorar, porque ainda falta muito para colocarmos a educação como prioridade, aliás, nunca tivemos em toda a nossa história uma educação de qualidade para todos.
A qualidade sempre esteve presente na escola de poucos, quando se tornou praticamente universal em nosso país, sumiu. A partir daí fomos entrando na crise em que agora estamos. É preciso, portanto, pensar numa educação de qualidade para todos. Neste sentido, estamos nos autoformando e formando, através das nossas pesquisas e experiências, visando contribuir para o debate e fundamentalmente para está do lado da construção da educação do futuro.


Naidson Pereira Pires
Coordenador do grupo: Enter & Ação

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