segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

MAIS UM ANO SE PASSOU...

Acabou o ano letivo e a Educação brasileira continua em busca da Educação de Qualidade para Todos!
Desafio é o que não falta, pois tem muito ainda por fazer. Para isso, precisamos repensar a formação do professor, com outro olhar, pois as crianças e os jovens mudaram e não são mais os mesmos de antigamente. Entretanto, a escola continua querendo ensinar as lições do passado sem olhar o presente. Porquê?
Porque falta um projeto político pedagógico na educação brasileira, que possa, por exemplo, pensar na voz, no corpo e na estética do professor. Mais ainda, na formação cultural do professor, para ter argumentos na escola de hoje.
Em um projeto assim, precisamos pensar numa escola de projetos culturais em projeto. Para isso, precisamos de uma política cultural escolar. Para poder gerar produção cultural e intercâmbio entre as escolas, através de festivais culturais, nas linguagens do teatro, da música, da dança, das artes plásticas, da literatura, do cinema e do esporte.
Assim, penso que daremos vida a essa escola de crianças e jovens ativos e inquietos diante do seu mundo. Mundo que não para de mudar. Mudanças que não param de acontecer, exatamente porque o mundo mudou e só a escola não percebeu.
As universidades que formam os professores precisam repensar o currículo e colocarem como disciplina, a formação cultural, a voz, o corpo e a estética do professor. Para que esse educador esteja preparado para comunicar-se com essas crianças e esses jovens ávidos por uma nova escola.
Penso que em um projeto assim, poderemos mudar a educação e conseqüentemente criar essa nova escola. Mais que isso, formar a geração do futuro através do saber cultural, ai sim, poderemos pensar nas ciências das disciplinas.
Esse também é o grande desafio do grupo ENTER & AÇÃO, continuando com a sua pesquisa de formação de professores através do teatro-educação e da formação cultural do professor. Vamos lá...
Naidson Pereira Pires

Um comentário:

  1. Olá Prof. Naidson!
    Concordo com sua fala ao dizer que algo precisa ser feito em questão a educação.
    Principalmente a atualização de nós os professores.
    Ainda "teimamos" em querer aplicar aulas expositivas aos alunos como as de nosso tempo(algo que em meu ponto de vista "não funciona mais"). Os alunos não querem mais apenas conhecimento, isso os livros faz muito bem, sem conta a internet que tem muitos trabalhos bons. Os alunos não querem saber de "blá-blá" em sala de aula. Querem professores amigo, companheiro, alguém em que possam se "espelhar". Temos o hábito de querer que eles entrem em nosso mundo, e isso também não está certo, acredito que o mais certo seja "nós entrarmos no mundo deles".
    É isso!
    Como dizia a saudosa Elis Regina "ainda somos os mesmos, e vivemos como nossos pais..."
    Abraços e Feliz Ano Novo!
    Prof. Marcos Roberto

    ResponderExcluir