quarta-feira, 31 de agosto de 2011

O Bairro e a Cidade em uma Escola de Projetos Culturais

As estratégias que são necessárias para a realização de um projeto educativo tendo como foco o bairro e a cidade e, reconhecendo e ampliando o universo cultural dos alunos. Deve, a meu ver, iniciar por um amplo entendimento da equipe escolar sobre a realidade da comunidade escolar e do seu entorno. Para isso, se faz necessário um amplo estudo do meio em que está inserida a escola, pois sem saber sobre o meio, fica quase que impossível ter um verdadeiro diagnóstico da realidade.
Feito esse estudo, a equipe escolar deve iniciar uma auto-formação, para que todos dessa equipe possam estar preparados para o desafio que requer um projeto dessa envergadura.
Sabemos que partindo do bairro, o olhar sobre a cidade é diferente e que necessita de muito conhecimento a cerca desse bairro, para compreender a cidade. Assim, para conhecer o universo cultural dos alunos neste contexto entre bairro e cidade. Precisamos de uma pesquisa minuciosa dos alunos, dos seus familiares e do bairro, para que tenhamos uma característica real dessa comunidade em relação à cultura, o bairro e a cidade.
Nesse sentido, o estudo do meio é um bom começo para envolver os alunos em um projeto dessa natureza. Pois o problema já existe, que é a comunidade diante do seu bairro, sua cultura e a cidade. Com certeza tendo também por parte do universo cultural dos alunos diversas hipóteses a serem estudadas.
Portanto, tendo a escola o problema e as hipóteses vindas da comunidade escolar, mais o resultado da pesquisa e a auto-formação da sua equipe em torno dela. Poderá desenvolver de forma autônoma um projeto educativo e assim reconhecer, porque estudou e percebeu e, poderá contribuir para ampliar o universo cultural dos alunos, porque desenvolveu com eles e com a sua equipe preparada o estudo do meio que partiu do bairro para olhar a cidade.
Dentro de uma perspectiva assim, se faz necessário uma gestão movida pela ideia de projeto. Dentro de uma concepção de escola de projetos, de preferência com o olhar também de uma escola de projetos em projeto. Exatamente para construir e ser construída pela sua comunidade em torno do seu projeto educativo e da necessidade dessa comunidade.
Desta forma, essa gestão precisa de autonomia para se estabelecer, que os órgãos governamentais também possam compreender o aprofundamento de um projeto assim. Apoiando e investindo com os recursos necessários para que efetivamente o projeto venha gerar conhecimento.

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